Olá, futuro(a) concurseiro(a)!
Preparado(a) para desvendar os segredos dos textos e conquistar a sua vaga? A interpretação de textos é uma habilidade fundamental para qualquer concurso, seja ele para qual área for. Mas não se preocupe, com um pouco de treino e as dicas certas, você dominará essa etapa da prova com maestria!
O que é interpretar um texto?
Interpretar um texto vai além de apenas ler as palavras. É como desvendar um quebra-cabeça, onde cada palavra e frase são peças que se encaixam para formar um sentido completo. A interpretação exige que você:
Por que a interpretação de texto é tão importante para concursos?
Dicas para interpretar textos com maestria:
Lembre-se: A interpretação de texto é uma habilidade que pode ser desenvolvida com estudo e dedicação. Com as dicas certas e muito treino, você estará preparado para enfrentar qualquer desafio e conquistar a sua vaga!
Vamos juntos nessa jornada rumo à aprovação!
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO EM PERGUNTAS E RESPOSTAS
Texto: ”A tecnologia é uma faca de dois gumes: tanto pode facilitar a vida quanto complicá-la ainda mais.”
Pergunta: Qual é a figura de linguagem presente na expressão ”faca de dois gumes”?
Resposta: Metáfora.
Explicação: ”Faca de dois gumes” é uma metáfora que sugere algo com dois aspectos, um positivo e um negativo.
Conceito: Metáfora. A metáfora é uma figura de linguagem que estabelece uma comparação implícita entre dois elementos distintos.
Texto: ”Apesar da tempestade, João chegou em casa a tempo.”
Pergunta: Qual conjunção indica uma oposição entre as ideias da frase?
Resposta: ”Apesar”.
Explicação: A conjunção ”apesar” indica uma relação adversativa, ou seja, de oposição.
Conceito: Conjunção adversativa. Indica oposição entre ideias.
Texto: ”Maria estudou durante horas e, por isso, passou na prova.”
Pergunta: Qual é a relação estabelecida pela expressão ”por isso”?
Resposta: Relação de causa e consequência.
Explicação: ”Por isso” mostra que o resultado (passar na prova) é consequência do esforço (estudar durante horas).
Conceito: Relação de causa e consequência. Mostra a ligação entre um fato e seu resultado.
Texto: ”Se você praticar regularmente, seu desempenho vai melhorar.”
Pergunta: Que tipo de relação a conjunção ”se” estabelece?
Resposta: Relação condicional.
Explicação: ”Se” indica uma condição para que algo aconteça.
Conceito: Condição. A ideia expressa depende de uma condição para ocorrer.
Texto: ”O sol brilhava forte, os pássaros cantavam, e a vida parecia perfeita.”
Pergunta: Qual é o efeito produzido pelo uso da enumeração nesse texto?
Resposta: Transmite a ideia de plenitude e harmonia.
Explicação: A enumeração cria uma imagem de perfeição e tranquilidade.
Conceito: Enumeração. Consiste em listar elementos para intensificar uma ideia.
Texto: ”Carlos não é exatamente um gênio em matemática.”
Pergunta: Qual é o recurso estilístico usado para suavizar uma crítica?
Resposta: Eufemismo.
Explicação: ”Não é exatamente um gênio” suaviza a ideia de que Carlos tem dificuldade com matemática.
Conceito: Eufemismo. É usado para suavizar uma expressão negativa ou desagradável.
Texto: ”O rio chorava suas mágoas ao encontrar o mar.”
Pergunta: Qual figura de linguagem está presente na expressão ”o rio chorava suas mágoas”?
Resposta: Personificação.
Explicação: A personificação atribui características humanas ao rio.
Conceito: Personificação. Atribui características humanas a seres inanimados ou não humanos.
Texto: ”A cidade acordou silenciosa depois da nevasca.”
Pergunta: O que significa a expressão ”a cidade acordou”?
Resposta: Indica que a cidade voltou à normalidade após a nevasca.
Explicação: A expressão é uma metáfora para o retorno das atividades.
Conceito: Metáfora. Substitui uma expressão literal por uma figurada.
Texto: ”Ler é viajar sem sair do lugar.”
Pergunta: Qual é a ideia central dessa frase?
Resposta: A leitura permite experiências imaginativas.
Explicação: A frase destaca o poder da leitura em criar novas experiências.
Conceito: Metáfora. Compara a leitura a uma viagem sem dizer explicitamente.
Texto: ”Todos falam, mas poucos escutam.”
Pergunta: Qual figura de linguagem é usada para contrastar ideias?
Resposta: Antítese.
Explicação: A antítese opõe ”falam” e ”escutam”, destacando o contraste entre falar muito e ouvir pouco.
Conceito: Antítese. Consiste em aproximar palavras ou ideias opostas.
Texto: ”Estava tão frio que até os pássaros vestiram casacos.”
Pergunta: Identifique a figura de linguagem.
Resposta: Hipérbole e personificação.
Explicação: Hipérbole pela exageração e personificação pelos pássaros usarem casacos.
Conceito: Hipérbole e Personificação. Hipérbole é um exagero; personificação atribui ações humanas a seres não humanos.
Texto: ”No meio do caminho tinha uma pedra.”
Pergunta: Qual é o efeito da repetição da palavra ”caminho”?
Resposta: Reforça a ideia de obstáculo.
Conceito: Repetição. Reforça uma ideia através da repetição de palavras.
Questão 13:
Leia o texto a seguir:
”A educação é a chave para o progresso de uma nação. Sem ela, qualquer país fica estagnado, e o desenvolvimento social e econômico torna-se uma utopia. No entanto, a educação não deve ser vista apenas como um meio para um fim econômico, mas também como um instrumento para a construção de uma sociedade justa e igualitária.”
Qual é a principal ideia do texto?
A) A educação é um elemento essencial para o desenvolvimento econômico de um país.
B) A educação deve ser focada no desenvolvimento social e econômico.
C) A educação é fundamental para o progresso de uma nação e deve ser vista como um meio para construir uma sociedade justa.
D) O progresso de uma nação está diretamente relacionado à construção de uma sociedade igualitária.
Resposta: C) A educação é fundamental para o progresso de uma nação e deve ser vista como um meio para construir uma sociedade justa.
Questão 14:
Leia o texto a seguir:
”João observava o movimento das nuvens no céu e, ao mesmo tempo, pensava nas tarefas que tinha para o dia. Ele sabia que tinha que se apressar, mas ainda assim se perdeu em seus pensamentos, contemplando a natureza.”
Com base no texto, pode-se afirmar que:
A) João estava focado nas tarefas que precisava realizar.
B) João estava distraído, refletindo sobre o seu dia.
C) João não se importava com o tempo e ficou o dia todo olhando para o céu.
D) João decidiu abandonar suas tarefas e se dedicar apenas à contemplação.
Resposta: B) João estava distraído, refletindo sobre o seu dia.
Questão 15:
Leia o texto a seguir:
”O avanço da tecnologia tem proporcionado inovações em diversas áreas, mas também gerado uma série de desafios. Se por um lado ela facilita o acesso à informação, por outro lado, muitas pessoas se veem diante de um excesso de dados, o que pode levar à sobrecarga mental.”
O autor do texto:
A) Defende que a tecnologia é uma solução para todos os problemas da sociedade.
B) Aponta os benefícios da tecnologia, mas também alerta para seus desafios.
C) Critica a tecnologia por causar sobrecarga mental sem mencionar seus benefícios.
D) Afirma que a tecnologia não traz nenhum impacto negativo para as pessoas.
Resposta: B) Aponta os benefícios da tecnologia, mas também alerta para seus desafios.
Questão 16:
Leia o texto a seguir:
”Enquanto a cidade crescia, as pessoas começaram a se distanciar da natureza. Mas ainda havia aqueles que, apesar das dificuldades, tentavam manter vivo o vínculo com o campo e suas tradições.”
A mensagem principal do texto é:
A) A cidade está em constante crescimento e não há mais espaço para a natureza.
B) O vínculo com a natureza foi perdido completamente com o crescimento da cidade.
C) Algumas pessoas ainda tentam preservar suas tradições, apesar das mudanças na cidade.
D) A cidade cresceu, mas todos os moradores se afastaram da natureza.
Resposta: C) Algumas pessoas ainda tentam preservar suas tradições, apesar das mudanças na cidade.
Questão 17:
Leia o texto a seguir:
”Maria nunca acreditou muito em sorte. Para ela, a sorte era o resultado do esforço e da dedicação. Não era algo que se pudesse esperar sem agir. Para alcançar seus objetivos, ela sabia que precisaria trabalhar duro, sem esperar por milagres.”
A visão de Maria sobre a sorte é:
A) Ela acredita que a sorte é um fator decisivo para o sucesso.
B) Ela pensa que a sorte pode ser alcançada apenas com fé.
C) Ela vê a sorte como algo que vem com esforço e dedicação.
D) Ela não acredita que a sorte tenha qualquer relação com o sucesso.
Resposta: C) Ela vê a sorte como algo que vem com esforço e dedicação.
Questão 18:
Leia o texto a seguir:
”O ambiente de trabalho, muitas vezes, pode ser um reflexo do comportamento e das atitudes dos colaboradores. Quando a equipe se ajuda e trabalha em conjunto, o resultado tende a ser mais satisfatório. A união fortalece os vínculos e melhora o desempenho.”
A principal ideia do texto é:
A) O trabalho em equipe é importante para o bom desempenho no ambiente de trabalho.
B) O desempenho de cada colaborador é independente da ajuda dos colegas.
C) A união no trabalho não influencia no desempenho da equipe.
D) A competição dentro do ambiente de trabalho pode melhorar os resultados.
Resposta: A) O trabalho em equipe é importante para o bom desempenho no ambiente de trabalho.
Questão 19:
Leia o texto a seguir:
”A leitura é uma forma de viagem sem sair do lugar. Ao abrir um livro, o leitor pode explorar diferentes mundos, conhecer novos pensamentos e se transportar para outras realidades, sem precisar de passaporte ou bilhete de avião.”
O texto sugere que:
A) A leitura é uma forma de escapismo e deve ser evitada.
B) A leitura oferece uma viagem ao conhecimento e à imaginação.
C) Somente livros sobre viagens podem proporcionar esse tipo de experiência.
D) O livro é uma forma de viajar para outros países.
Resposta: B) A leitura oferece uma viagem ao conhecimento e à imaginação.
Questão 20:
Leia o texto a seguir:
”Embora as dificuldades sejam inevitáveis, é importante lembrar que elas também são oportunidades de crescimento. Superar obstáculos nos torna mais fortes e preparados para os desafios do futuro.”
O autor do texto:
A) Defende que as dificuldades não devem ser enfrentadas.
B) Acredita que os obstáculos devem ser ignorados para não prejudicar o progresso.
C) Vê as dificuldades como uma chance de aprender e se desenvolver.
D) Afirma que a vida sem dificuldades é a melhor opção.
Resposta: C) Vê as dificuldades como uma chance de aprender e se desenvolver.
Questão 21:
Leia o texto a seguir:
”A amizade é um dos maiores tesouros que alguém pode ter na vida. Não se trata de estar sempre perto fisicamente, mas de sentir o apoio e a confiança mútuos, mesmo na distância. A verdadeira amizade é capaz de superar qualquer obstáculo.”
O autor enfatiza que:
A) A amizade é importante, mas somente quando estamos fisicamente presentes.
B) A amizade verdadeira vai além da proximidade física e é sustentada por apoio e confiança.
C) A amizade não tem importância na superação de obstáculos.
D) A verdadeira amizade só existe quando não há dificuldades.
Resposta: B) A amizade verdadeira vai além da proximidade física e é sustentada por apoio e confiança.
Questão 22:
Leia o texto a seguir:
”A liberdade de expressão é um direito fundamental, mas é preciso ter responsabilidade ao utilizá-la. O que dizemos tem impacto sobre os outros, e é fundamental que nossas palavras sejam usadas de forma ética e respeitosa.”
O autor do texto afirma que:
A) A liberdade de expressão deve ser exercida sem responsabilidade.
B) A liberdade de expressão deve ser utilizada com ética e respeito.
C) As palavras não têm impacto sobre os outros.
D) A responsabilidade na expressão não é importante para o autor.
Resposta: B) A liberdade de expressão deve ser utilizada com ética e respeito.
Questão 23:
Leia o texto a seguir:
”O crescimento sustentável deve ser uma prioridade para as futuras gerações. As decisões de hoje influenciam o amanhã, e é necessário buscar soluções que respeitem o meio ambiente, sem sacrificar o progresso econômico.”
Qual é a mensagem principal do texto?
A) O crescimento sustentável não deve ser uma preocupação no presente.
B) O crescimento sustentável exige equilíbrio entre meio ambiente e desenvolvimento econômico.
C) O crescimento econômico deve ser priorizado acima do meio ambiente.
D) O desenvolvimento econômico não deve considerar as gerações futuras.
Resposta: B) O crescimento sustentável exige equilíbrio entre meio ambiente e desenvolvimento econômico.
Questão 24:
Leia o texto a seguir:
”O trabalho voluntário é uma experiência enriquecedora, tanto para quem recebe quanto para quem doa seu tempo. A prática solidária contribui para o bem-estar da comunidade e fortalece os laços entre as pessoas.”
O autor do texto destaca que:
A) O trabalho voluntário só beneficia quem recebe.
B) O trabalho voluntário fortalece os laços comunitários e é positivo para todos.
C) A prática do voluntariado não tem impacto significativo nas pessoas.
D) O trabalho voluntário deve ser evitado, pois não traz benefícios.
Resposta: B) O trabalho voluntário fortalece os laços comunitários e é positivo para todos.
Questão 25:
Leia o texto a seguir:
”A saúde mental é um aspecto essencial para o bem-estar. Muitas vezes, as pessoas se concentram apenas no cuidado físico, esquecendo da importância de manter a mente saudável. A mente equilibrada contribui para uma vida mais plena e satisfatória.”
Qual é a principal ideia do texto?
A) A saúde mental é menos importante do que a saúde física.
B) O cuidado com a saúde mental é fundamental para o bem-estar geral.
C) A mente saudável não afeta o bem-estar da pessoa.
D) A saúde mental não deve ser priorizada em relação à saúde física.
Resposta: B) O cuidado com a saúde mental é fundamental para o bem-estar geral.
Questão 26:
Leia o texto a seguir:
”A perseverança é a qualidade de continuar em frente, mesmo diante das dificuldades. O sucesso não é alcançado de imediato; ele é fruto da persistência e da capacidade de superar os obstáculos que surgem ao longo do caminho.”
O autor do texto sugere que:
A) O sucesso vem de forma fácil e sem esforço.
B) A perseverança é fundamental para o sucesso.
C) Superar obstáculos não é importante para alcançar o sucesso.
D) O sucesso é uma questão de sorte, não de perseverança.
Resposta: B) A perseverança é fundamental para o sucesso.
Questão 27:
Leia o texto a seguir:
”O respeito mútuo é a base de qualquer relacionamento saudável. Quando duas pessoas se respeitam, elas são capazes de construir um vínculo forte, baseado na confiança e na compreensão.”
A principal ideia do texto é que:
A) O respeito não é importante nos relacionamentos.
B) O respeito mútuo fortalece os laços e cria uma base sólida para o relacionamento.
C) A confiança e a compreensão são mais importantes que o respeito.
D) O respeito deve ser dado apenas quando a pessoa se comporta de maneira adequada.
Resposta: B) O respeito mútuo fortalece os laços e cria uma base sólida para o relacionamento.
Questão 28:
Leia o texto a seguir:
”A solidariedade é um valor fundamental para a construção de uma sociedade mais justa. Quando nos solidarizamos com as dificuldades dos outros, estamos contribuindo para a criação de um ambiente mais harmônico e colaborativo, onde todos podem se beneficiar do bem-estar coletivo.”
Qual é a principal mensagem do texto?
A) A solidariedade é importante apenas em situações de emergência.
B) A solidariedade contribui para a construção de uma sociedade justa e harmônica.
C) A solidariedade é um valor que deve ser ignorado em tempos de crise.
D) A solidariedade é um valor que só beneficia as pessoas que a praticam.
Resposta: B) A solidariedade contribui para a construção de uma sociedade justa e harmônica.
Questão 29:
Leia o texto a seguir:
”A educação, mais do que transmitir conhecimentos, deve formar cidadãos conscientes, críticos e capazes de contribuir para a melhoria da sociedade. Ao aprender a questionar, o aluno desenvolve sua capacidade de refletir sobre o mundo e de agir de forma transformadora.”
O autor do texto enfatiza que a educação deve:
A) Se limitar à transmissão de conhecimento teórico.
B) Formar cidadãos críticos e capazes de transformar a sociedade.
C) Ser voltada apenas para o mercado de trabalho.
D) Se concentrar apenas na aprendizagem de matérias acadêmicas.
Resposta: B) Formar cidadãos críticos e capazes de transformar a sociedade.
Questão 30:
Leia o texto a seguir:
”O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é essencial para o bem-estar. Embora o trabalho seja uma parte importante da vida, ele não deve consumir todo o tempo e energia. Ter tempo para a família, amigos e para si mesmo é necessário para manter a saúde mental e emocional.”
O autor sugere que:
A) O trabalho deve ser a prioridade em relação à vida pessoal.
B) Ter um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal é fundamental para o bem-estar.
C) O trabalho e a vida pessoal não têm influência sobre a saúde mental.
D) A vida pessoal não deve interferir no desempenho profissional.
Resposta: B) Ter um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal é fundamental para o bem-estar.
Nivaldo Oliveira – 61 98341-3030