As classes de palavras, também chamadas de classes gramaticais, são como as peças de um quebra-cabeça que formam as frases. Cada palavra possui uma função específica e se encaixa em uma dessas classes.
Exercícios:
Para fixar o conteúdo, procure exercícios que envolvam a identificação das classes gramaticais em frases e textos.
Dica: Ao estudar as classes de palavras, preste atenção às suas funções nas frases e como elas se relacionam entre si. Isso te ajudará a compreender melhor a estrutura da língua portuguesa e a interpretar textos com mais facilidade.
Aqui estão 20 perguntas e respostas sobre Classes de Palavras (Morfologia), com os respectivos conceitos, seguidas de 10 questões de múltipla escolha.
As questões abaixo abordam os principais conceitos sobre Classes de Palavras (Morfologia), abrangendo Substantivos, Adjetivos, Pronomes, Verbos, Advérbios, Preposições, Conjunções, Interjeições e Numerais. As perguntas e respostas irão proporcionar uma compreensão profunda sobre o emprego e classificação dessas classes de palavras.
1. O que é um substantivo?
Resposta: O substantivo é a classe de palavras que nomeia seres, coisas, lugares, ideias ou sentimentos. Ele pode ser classificado como comum, próprio, concreto, abstrato, coletivo, entre outros.
Conceito: O substantivo é a palavra que dá nome a algo, seja um ser, um objeto, um lugar ou uma ideia.
2. Qual é a diferença entre substantivo concreto e abstrato?
Resposta: O substantivo concreto designa algo que existe de forma independente, como ”cadeira” ou ”pessoa”. Já o substantivo abstrato refere-se a algo que depende de outro ser para existir, como ”amizade” ou ”felicidade”.
Conceito: Substantivos concretos designam coisas que têm existência independente, enquanto os abstratos referem-se a conceitos, sentimentos ou estados.
3. O que é um adjetivo?
Resposta: O adjetivo é a classe de palavras que caracteriza ou qualifica o substantivo, atribuindo-lhe uma qualidade ou estado. Exemplo: ”casa bonita”, ”pessoa inteligente”.
Conceito: O adjetivo modifica o substantivo, atribuindo-lhe características ou qualidades.
4. Como os adjetivos podem ser classificados?
Resposta: Os adjetivos podem ser classificados em qualificativos (que atribuem qualidades), demonstrativos (que indicam uma qualidade específica) e numerais (que indicam quantidade ou ordem).
Conceito: Adjetivos qualificam o substantivo, e sua classificação varia conforme a natureza da qualidade que expressam.
5. O que são pronomes?
Resposta: Os pronomes são palavras que substituem ou acompanham os substantivos, indicando uma pessoa do discurso, uma posse, uma quantidade ou uma referência. Exemplo: ”ele”, ”meu”, ”aqueles”.
Conceito: O pronome tem a função de substituir ou acompanhar o substantivo, concordando com ele em gênero e número.
6. Quais são os tipos de pronomes?
Resposta: Os pronomes podem ser pessoais (eu, tu, ele), possessivos (meu, teu, seu), demonstrativos (este, aquele), relativos (que, quem), indefinidos (alguém, ninguém), interrogativos (qual, quanto), e reflexivos (me, te, se).
Conceito: Os pronomes são classificados conforme a função que desempenham na frase, podendo indicar posse, pessoa, quantidade, etc.
7. O que é um verbo?
Resposta: O verbo é a classe de palavras que indica ação, estado ou fenômeno da natureza. Exemplos: ”correr”, ”ser”, ”chover”.
Conceito: O verbo é o núcleo do predicado, expressando a ação ou o estado do sujeito.
8. O que caracteriza um verbo de ligação?
Resposta: O verbo de ligação é aquele que conecta o sujeito a um predicado nominal, indicando um estado ou condição do sujeito, como ”ser”, ”estar”, ”ficar”.
Conceito: O verbo de ligação estabelece a ligação entre o sujeito e a característica ou estado descrito no predicado.
9. O que é um advérbio?
Resposta: O advérbio é a palavra que modifica o verbo, o adjetivo ou outro advérbio, expressando circunstâncias de tempo, modo, lugar, intensidade, dúvida, negação, entre outros.
Conceito: O advérbio modifica o verbo, adjetivo ou outro advérbio, detalhando as circunstâncias em que a ação ocorre.
10. Quais são os tipos de advérbios?
Resposta: Os advérbios podem ser de tempo (hoje, agora), modo (rapidamente, calmamente), lugar (aqui, lá), intensidade (muito, pouco), afirmação (sim, certamente), negação (não, nunca), dúvida (talvez, provavelmente).
Conceito: Os advérbios são classificados de acordo com a circunstância que indicam, como tempo, modo, lugar, entre outras.
11. O que é uma preposição?
Resposta: A preposição é a classe de palavras que estabelece uma relação entre dois termos da frase, indicando uma ideia de tempo, lugar, causa, finalidade, entre outros. Exemplos: ”de”, ”para”, ”com”, ”em”.
Conceito: A preposição é uma palavra que conecta elementos da frase, estabelecendo relações entre eles.
12. Quais são as principais preposições da língua portuguesa?
Resposta: As principais preposições são: ”a”, ”com”, ”de”, ”em”, ”para”, ”por”, ”sobre”, ”entre”, ”sem”, ”até”, ”durante”, ”contra”, ”desde”.
Conceito: As preposições são palavras que indicam a relação entre um substantivo e outros termos na frase, como lugar, tempo ou causa.
13. O que é uma conjunção?
Resposta: A conjunção é a palavra que conecta orações ou termos dentro de uma oração, estabelecendo relações de adição, contraste, explicação, causa, entre outros. Exemplos: ”e”, ”mas”, ”porque”, ”ou”.
Conceito: A conjunção liga palavras, orações ou períodos, indicando a relação entre os elementos conectados.
14. Quais são os tipos de conjunções?
Resposta: As conjunções podem ser coordenativas (como ”e”, ”mas”, ”porém”) ou subordinativas (como ”porque”, ”se”, ”quando”).
Conceito: As conjunções são divididas em coordenativas, que unem orações independentes, e subordinativas, que ligam orações dependentes a uma principal.
15. O que são interjeições?
Resposta: As interjeições são palavras ou expressões que indicam sentimentos, emoções ou reações do falante, como surpresa, alegria ou indignação. Exemplos: ”ah!”, ”oh!”, ”ufa!”.
Conceito: A interjeição expressa emoções ou reações do falante e não exerce uma função sintática na frase.
16. O que é um numeral?
Resposta: O numeral é a palavra que expressa a quantidade ou ordem de seres ou objetos. Exemplos: ”dois”, ”primeiro”, ”vários”, ”cento”.
Conceito: O numeral é a classe de palavras que indica quantidade, ordem, fração ou divisão de elementos.
17. Qual é a diferença entre numeral cardinal e ordinal?
Resposta: O numeral cardinal indica quantidade (ex: ”dois”, ”dez”), enquanto o numeral ordinal indica a posição ou ordem (ex: ”primeiro”, ”terceiro”).
Conceito: O numeral cardinal quantifica, enquanto o ordinal estabelece a ordem ou sequência dos elementos.
18. O que caracteriza um substantivo próprio?
Resposta: O substantivo próprio é aquele que nomeia algo específico, como uma pessoa, cidade ou instituição, e sempre começa com letra maiúscula. Exemplo: ”João”, ”Brasil”, ”Unesco”.
Conceito: O substantivo próprio se refere a um ser ou coisa específica, sendo escrito com inicial maiúscula.
19. O que é um verbo transitivo?
Resposta: O verbo transitivo é aquele que necessita de um objeto direto ou indireto para completar seu sentido. Exemplos: ”amar” (transitivo direto), ”obedecer” (transitivo indireto).
Conceito: O verbo transitivo exige a presença de um complemento (objeto direto ou indireto) para ter um significado completo.
20. O que é um adjetivo de grau?
Resposta: O adjetivo de grau modifica a intensidade da característica expressa pelo adjetivo, podendo ser classificado em grau positivo, comparativo e superlativo.
Conceito: O adjetivo de grau expressa a intensidade da qualidade atribuída ao substantivo.
Resposta: O pronome demonstrativo indica a posição de algo em relação ao falante, podendo ser de proximidade, distância ou temporal. Exemplos: ”este”, ”aquela”, ”esses”.
Conceito: O pronome demonstrativo aponta para algo específico em relação ao tempo, lugar ou ao discurso.
Resposta: O verbo de estado expressa uma condição ou situação em que o sujeito se encontra, como ”estar”, ”ficar” e ”parecer”.
Conceito: O verbo de estado conecta o sujeito a um atributo ou condição, não expressando uma ação propriamente dita.
Resposta: Os numerais fracionários indicam a fração de um todo, como ”meio”, ”terço”, ”quarto”.
Conceito: Numerais fracionários indicam a divisão ou fração de um número.
Resposta: O advérbio de intensidade indica o grau ou a intensidade de uma ação, estado ou qualidade. Exemplos: ”muito”, ”pouco”, ”demais”.
Conceito: O advérbio de intensidade modifica a intensidade da ação, estado ou qualidade expressa.
1. Qual das alternativas apresenta um exemplo de substantivo coletivo?
a) Menino
b) Rebanho
c) Cidade
d) Pessoa
Resposta: b) Rebanho
2. Qual das alternativas apresenta um adjetivo qualificativo?
a) Meu
b) Este
c) Belo
d) Aqueles
Resposta: c) Belo
3. Qual das alternativas é um exemplo de pronome possessivo?
a) Ele
b) Meu
c) Isso
d) Quem
Resposta: b) Meu
4. O verbo ”cantar” é um exemplo de:
a) Verbo de ligação
b) Verbo transitivo
c) Verbo intransitivo
d) Verbo reflexivo
Resposta: b) Verbo transitivo
5. Qual das alternativas é um advérbio de modo?
a) Rapidamente
b) Ontem
c) Aqui
d) Talvez
Resposta: a) Rapidamente
6. Qual é a função da preposição ”para”?
a) Indicar negação
b) Indicar causa
c) Indicar finalidade
d) Indicar intensidade
Resposta: c) Indicar finalidade
7. Qual das alternativas é uma conjunção subordinativa?
a) Porque
b) E
c) Mas
d) Ou
Resposta: a) Porque
8. A interjeição ”Ufa!” expressa:
a) Alegrias
b) Surpresa
c) Alívio
d) Tristeza
Resposta: c) Alívio
9. O numeral ”terceiro” é:
a) Cardinal
b) Ordinal
c) Multiplicativo
d) Fracionário
Resposta: b) Ordinal
10. Qual das alternativas apresenta um exemplo de verbo reflexivo?
a) Ele correu
b) Ela se olhou no espelho
c) Eles comeram
d) João trabalha
Resposta: b) Ela se olhou no espelho